Como se manter motivado nos estudos

Help&Learn / setembro de 2019
Produtividade, Produtividade no escritório,


 

O nível do mercado e a concorrência vem aumentando conforme os anos passam, as empresas buscam pessoas cada vez mais capacitadas para ocuparem vagas em seus negócios.

 

E o que isso tem relação com os estudos?

 

Como consequência, acabamos tendo provas e vestibulares mais difíceis e complexos, em busca de selecionar da melhor forma possível os candidatos a vagas.

 

A questão é que por conta disso nem sempre é fácil se manter motivado na jornada em busca dos nossos objetivos, o que pode acabar desestimulando você.

 

Então, se você tem problemas para se manter motivado nos estudos e sente dificuldade em sentar e se focar, vamos trazer aqui algumas dicas para te manter motivado.

 

1. ACREDITE QUE VOCÊ É CAPAZ

 

A primeira dica que trazemos aqui está relacionada completamente com autoconhecimento e mindset, e isso será essencial para que você consiga atingir sucesso nos seus estudos.

 

O mindset está relacionado com a predisposição para resposta sob determinadas situações, isso quer dizer que, basicamente a forma como você reage é um padrão predefinido do seu cérebro para manter as coisas sob controle.

 

A questão é que nem sempre isso é algo bom, pois esses gatilhos automáticos podem ir de encontro com o seu objetivo, e é aqui que entramos com o mindset vencedor.

 

Mindset vencedor é o nome dado ao treinamento da sua mentalidade para que você se mantenha motivado e focado no seu objetivo, tratando obstáculos e falhas apenas como aprendizado, e não como uma derrota.

 

Isso é o que queremos trazer essa dica, tenha um mindset vencedor, tenha em mente seu objetivo final e não se deixe desviar pelos obstáculos ou falhas, aprenda com seus erros e siga seu caminho, lembre-se que tudo começa na sua mente.

 

2. FAÇA UMA LISTA DO QUE FOI APRENDIDO NO PROCESSO

 

Com o mindset em dia, está na hora de aprender a lidar com o processo de estudo e isso não está relacionado apenas com sentar e estudar.

 

Muitas das vezes você pode se sentir cansado com um novo conteúdo, um novo assunto complexo que você não esteja entendendo tão bem e isso pode chegar perto de tirar sua motivação.

 

A questão é que já houveram outros conteúdos que fizeram você pensar assim, e hoje você consegue dominá-los com maestria.

 

Por conta disso, faça uma lista, deixe-a visível e sempre observe tudo que você aprendeu, tudo que no momento parecia difícil e mesmo assim você conseguiu dominar com muito esforço e dedicação.

 

Ter isso irá te ajudar a se manter motivado, você se tornará mais resiliente e entenderá que é só um momento e logo você irá ver como o que você está vendo agora era algo fácil de entender.

 

3. FOQUE NO OBJETIVO FINAL

 

Por último, temos a dica que talvez seja a mais importante junto com o mindset vencedor.

 

Lembre-se do porque você está estudando, tudo que você almeja alcançar com os seus estudos. Ter o objetivo final em mente irá te ajudar a nos momentos em que você se sentir desmotivado e com vontade de desistir, lembrando a essência do por que você faz o que faz.

 

CONCLUSÃO

 

Em meio a tanto conteúdo que precisamos estudar para escola, faculdade ou vestibular, acabamos nos desmotivando quando vemos tudo se acumulando ou que estamos travados em algo.

 

A questão é que tudo isso pode ser contornado, e isso só depente unica e exclusivamente de você.

 

Trouxemos aqui 3 dicas, simples e práticas para que você consiga alcançar o seu objetivo e se manter motivado nos estudos. 

 

E se quiser aprender a aprender, você encontra aqui na Help&Learn diversos cursos que focam em melhorar o aprendizado. Veja alguns aqui abaixo:

 

 


Help&Learn

-->

Recomendados para você