Principais motivos da telemedicina para mudar o cenário da saúde no Brasil

Help&Learn / setembro de 2019
Saúde,


Nos últimos anos temos visto que tecnologia e inovação tem sido um grande foco da humanidade, uma forma de melhorar a qualidade de vida e avançar em uma direção em que novas ferramentas e soluções sejam criadas.

 

E isso é algo que independe da área a ser trabalhada, seja no automobilismo, na engenharia, no direito ou na medicina, de alguma forma os processos tecnológicos entraram ou entrarão para otimizar práticas e processos.

 

E dentro dessas otimizações, hoje vamos falar um pouco sobre a telemedicina, um avanço de qualidade de processos dentro da medicina que viabiliza e otimiza o trabalho de médicos no Brasil e no mundo.

 

Então se você quer saber mais sobre a telemedicina, como ela é usada e qual é a visão do Brasil para essa metodologia, este texto é para você.

 

O QUE É TELEMEDICINA

 

Para começar, vamos esclarecer o que é a telemedicina, em que áreas ela é usada e como ela pode ser utilizada para melhorar o atendimento de pacientes.

 

A palavra Tele, do grego, quer dizer distância, que deixa bem claro do que se trata a telemedicina, ou seja, uma forma de aplicar os conhecimentos da medicina a distância.

 

Ela se trata de uma junção de tecnologias de telecomunicação e informação que são usadas de forma a permitir que um médico consiga fazer o seu trabalho com pacientes mesmo a distância, aumento ainda mais o alcance do seu serviço e conhecimento.

 

Dessa forma, não é mais o paciente que precisa ir até o médico, é o médico, que mesmos sem se locomover, conseguir ir até o paciente e atendê-lo da melhor forma possível,

 

USOS

 

Os principais usos da telemedicina hoje estão voltados para a troca de informações e consultas de pacientes que estão a uma distância muito grande ou em lugares inacessíveis, dessa forma, os principais usos da telemedicina estão relacionados à:

 

  1. Educação à distância para profissionais de saúde.
  2. Cirurgias em tempo real sendo feitas a distância com a utilização de robôs.
  3. Discussão, debates e levantamento de informações relacionadas a artigos e casos clínicos.
  4. Construção de banco de dados

 

VANTAGENS

 

A principal vantagem do uso da telemedicina está relacionado ao fato do atendimento e alguns outros procedimentos serem feitos a distância, o que reduz bastante o custo de todo o processo.

 

Outro ponto é a integração de profissionais de diversas áreas, junto com um atendimento mais rápido e eficiente, que só faz beneficiar ambas as partes.

 

Outra questão relacionada a quebra da distância está ligada aos atendimentos primários, principalmente em regiões distantes dos grandes centros urbanos, o que acaba melhorando bastante a qualidade de vida dessas pessoas, já que eles não têm um acesso tão fácil a profissionais da saúde.

 

TELEMEDICINA NO BRASIL

 

Mesmo parecendo algo extremamente novo, algumas áreas da telemedicina já estavam presentes no Brasil a 30 anos, como a prestação de diagnósticos a distância, porém de forma bastante engessada.

 

Em janeiro deste ano, houveram mudanças na regulamentação da utilização da telemedicina, o que viabilizou um melhor atendimento e o desenvolvimento da prática aqui no Brasil.

 

E por mais que a utilização da telemedicina possa parecer algo que vá reduzir a quantidade de médicos, o que acontece é justamente o contrário, a demanda de profissionais vem aumentando, já que todos os processos à distância necessitam de um profissional capacitado em sua ponta.

 

CONCLUSÃO

 

A tecnologia está cada vez mais presente na nossa realidade, e isso não dá para evitar, o que podemos fazer é nos adaptar e aproveitar das vantagens que ela trás, principalmente quando isto está relacionado com a saúde.

 

A telemedicina é algo inovador, promissor e que só tem a crescer, e o que podemos esperar é que nos próximos anos os atendimentos a distância, a qualidade dos diagnósticos e o números de vidas salvas venha a crescer.

Se quiser manter-se informado sobre as novidades e cursos da área da saúde, não deixe de conferir os diversos cursos relacionados à área de saúde, que separamos para você.


Help&Learn

-->

Recomendados para você