Técnicas simples de meditação para ter um dia mais tranquilo

Help&Learn / setembro de 2019
Desenvolvimento Pessoal, Meditation,


Nos últimos anos acabamos por poder notar que a correria das cidades, os ambientes estressantes de trabalho e até mesmo o ambiente escolar estão trazendo um efeito negativo para as pessoas.

 

Isso se dá pela grande pressão que esses ambientes aplicam, muitas vezes causando estresse, doenças relacionadas a mente e até tendo reflexos no próprio corpo.

 

Por conta disso, resolvemos trazer para você um pouco sobre a meditação, e como ela e suas técnicas podem ser extremamente benéficas para você e como podem refletir no seu dia.

 

Então se você está interessado(a) em aprender técnicas de meditação que podem e vão tornar o seu dia mais leve e mais tranquilo, esse texto é feito especialmente para você.

 

O QUE É MEDITAÇÃO?

 

Para começar, vamos deixar mais claro o que é meditação, que com certeza é algo que você já ouviu falar, mas você sabe realmente do que se trata? Será que meditação é apenas ficar sentado de pernas cruzadas e fazendo barulhos de olhos fechados?

 

A meditação é uma técnica oriental que tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades de concentração, foco, tranquilidade e autoconhecimento.

 

A meditação é utilizada para preparar o corpo e entender os estímulos que fazem com que tenhamos respostas automáticas, fazendo assim com que seja mais fácil lidar com ambientes estressantes do dia a dia.

 

Tomando isso como base, vamos discutir agora técnicas de meditação que buscam trazer justamente essas habilidades. Habilidades essas que irão ajudar você a lidar melhor com seu dia a dia.

 

QIGONG

 

A primeira técnica que temos aqui é o Qigong, e não é apenas uma técnica de foco mental, mas também tem o seu lado físico muito forte.

 

Essa técnica de meditação visa o desenvolvimento físico e mental, assim mantendo a mente forte e trazendo longevidade. Ela consiste na junção da meditação junto com técnicas da medicina chinesa, buscando uma combinação de relaxamento, atenção e saúde.

 

MINDFULNESS

 

A segunda técnica de meditação que traremos para você é a mindfulness, ou técnica de atenção plena, que é a técnica de meditação mais conhecida e popular dentro do no planeta.

 

A concentração plena consiste numa técnica de meditação de foco total no presente, nas suas emoções e nas suas escolhas, tudo isso de forma a aceitar, entender e não julgar.

 

Dessa forma você passará a se entender melhor, ter o autoconhecimento que é tão comentado, conhecendo seus limites, suas forças e suas fraquezas, de modo a estar preparado para ter um dia mais tranquilo e agradável.

 

ZAZEN

 

Por último, iremos trazer a Zazen, uma técnica que você já deve conhecer como o “clichê da meditação”.

 

A palavra Zazen, em tradução literal, quer dizer sentar em concentração profunda, que é a forma mais conhecida e disseminada como forma de meditar, buscando trazer justamente o que já falamos aqui, autoconhecimento, controle das emoções e foco.

 

COMO ESCOLHER A IDEAL

 

Mas como escolher a melhor técnica de meditação para você?

 

A questão é que, todas as técnicas irão trazer benefícios para sua mente e sua saúde, então aqui é uma questão de escolha e adaptação.

 

Escolha a técnica que te deixe mais confortável para executá-la, que combine com sua rotina e seus gostos e independente de sua escolha os resultados aparecerão.

 

CONCLUSÃO

 

Estamos realmente cada vez mais submersos em ambientes estressantes e cheios de pressão, porém isso não quer dizer que precisamos sofrer com isso.

 

Conhecer técnicas de meditação é uma forma incrível de melhorar o seu dia, torná-lo mais tranquilo e agradável.

 

E agora que você já conhece um pouco das principais práticas de meditação, basta se aprofundar mais, escolher o que melhor se adequa a você e começar a praticar.

 

Você está esperando o que? Vamos lá!

 

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